0

Doença contagiosa em bebês e crianças tira sossego dos pais

850_400_99292-doctor-examining-a-baby_1536362610

Imagem ilustrativa

A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa que costuma aparecer com frequência no outono. Embora possa acontecer em adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. Os sintomas são febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas, faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. A doença tem preocupado os pais por surgir com frequência nas escolas e creches.

Caracterizada pelo vírus Coxsackie, da família dos enterovírus, eles habitam normalmente o sistema digestivo e podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). O período da incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com um resfriado.

Os pais devem ficar atentos pois as estomatites podem evoluir para ulcerações muito dolorosas, além de desenvolverem outros sintomas como diarreia, vômito e dor de garganta. A criança também pode ter muita salivação e dificuldade em engolir. É necessário cuidado redobrado para mantê-la hidratada e bem alimentada.

Ainda não há uma vacina de prevenção para a doença, porém ela tem tratamento. Em geral, como ocorre em outras infecções por vírus, ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Na maioria dos casos, o tratamento é sintomático com antitérmicos e anti-inflamatórios. Os medicamentos antivirais são usados apenas em casos mais graves.

O ideal a se fazer, no período da doença, é que a criança permaneça de repouso, ingira muito líquido, se alimente bem e faça o tratamento indicado pelo médico, apesar das dores e contratempos. Lavar bem as mãos antes e depois de lidar com a criança doente também é de extrema importância, o vírus vive por até 4 semanas pelas fezes mesmo depois da recuperação. É importante que o hábito de higiene seja implantado para evitar que a doença se espalhe ou se torne uma epidemia.

 

FONTE: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/doenca-mao-pe-boca-hfmd/

Imagem & Diagnóstico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *